Designers famosos e suas principais criações! Parte 2
top of page

Designers famosos e suas principais criações! Parte 2

Voltamos!!! E vamos mostrar mais algumas peças ícones do design de móveis mundial.

A beleza de suas linhas e seu desenho atemporal fazem destes itens peças obrigatórias para quem ama a arte, arquitetura e o design.



Le Corbusier – Chaise LC4


Le Corbusier nasceu na Suíça em 6 de outubro de 1887, em 1917, se mudou para Paris, foi arquiteto, urbanista e pintor, está entre os arquitetos mais importantes do Século XX, ao lado de Avar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer.

Sua principal criação no design moveleiro, é a chaise LC4, seus primeiros esboços surgiram em 1928, mas foi somente em 1930 que a peça foi aperfeiçoada.

A Chaise LC4 possui base construída com tubo de aço carbono e pintura eletrostática epóxi. Este ícone conta a história de um fascínio com a estética das máquinas e com a possibilidade de criar uma cadeira que espelha perfeitamente as curvas naturais do corpo. “Máquina de relaxamento”, nas palavras de Le Corbusier.

É uma Chaise clássica, um ícone atemporal. É uma peça linda, que combina com qualquer decoração. Ela vai do retrô ao moderno em segundos.



Martin Eisler – Poltrona Costela


Martin Eisler, nascido em 1913, arquiteto, designer e cenógrafo austríaco. Depois de alguns anos vivendo na Argentina, Eisler mudou-se para o Brasil no início dos anos 1950 e fundou em 1955 a empresa Forma, juntamente com o arquiteto Carlo Hauner e o empresário Ernesto Wolf.

A partir da criação da Forma até sua morte, em 1977, Eisler dedicou-se exclusivamente ao design de mobiliário. Ele ficou conhecido por seu traçado de linhas elegantes e curvilíneas e pela mistura de materiais na produção de seus móveis.

A Poltrona Costela é um clássico do mobiliário vintage dos anos 60, foi criada em 1956, desenvolvida com estrutura de metal e ripas de multilaminado de imbuia, a poltrona conta com almofadas com detalhes em capitonê que são presas ao encosto e assento através do velcro.

Ao observar a estrutura da poltrona Costela, é fácil entender por que ela ganhou este nome.

Ao desenvolver móveis para o lar, Martin Eisler pensou também em ambientes menores e criou o puff costela, com o design semelhante ao da poltrona que carrega o mesmo nome, oferece conforto e originalidade ao cômodo onde for disposto.



Isamu Noguchi – Mesa Noguchi


Isamu Noguchi, nasceu em 1904 em Los Angeles, Estados Unidos, entrou na Universidade de Colúmbia para estudar medicina e ao mesmo tempo frequentava aulas de escultura. Logo se deu conta que a arte era sua vida, abandonou a faculdade de medicina, tornando-se conhecido mundialmente pelos seus trabalhos. Foi escultor, artesão, paisagista, designer e arquiteto.

Durante os anos 30 e 40 dedicou-se à criação de peças de mobiliário. As suas obras caracterizam-se por formas orgânicas, onde combina a sutileza oriental com a sofisticação da arte ocidental.

“Tudo é uma escultura”, disse Isamu Noguchi. “Qualquer material, qualquer ideia, sem impedimentos, nascido no espaço, considero uma escultura.”

A mesa de centro Noguchi é um misto de escultura com funcionalidade, de arte com mobiliário.

Em 1939 o artista desenvolveu sua primeira mesa para o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). E em 1944 surgiu esta peça maravilhosa que leva o seu próprio nome. A mesa Noguchi é uma releitura do primeiro projeto, e se tornou uma das mesas mais renomadas do mundo. Em um conceito completamente escultural, seu design é composto apenas por 3 partes, um tampo de vidro equilibrado sobre suas duas bases idênticas em madeira. Essa mesa tem uma bela harmonia entre forma e função. Uma verdadeira obra de arte.



Lina Bo Bardi – Cadeira Bowl


A arquiteta Lina Bo Bardi foi um marco não apenas nas edificações arquitetônicas, como também na história do design de mobílias no Brasil.

Ela revolucionou a década de 40 e 50, de origem italiana, mas brasileira por opção e paixão.

Uma das peças mais importantes e significativas de Lina, foi criada em 1951, a Cadeira Bowl, que possui design único e ainda hoje é considerada atual por suas linhas e irreverência.

“O que é novo nesta peça de mobiliário é o fato de que a cadeira pode se mover em todos os lados, sem qualquer intermédio mecânico, apenas através de sua forma esférica”, escreveu Lina sobre sua invenção.

A Cadeira Bowl rapidamente ganhou fama por seu projeto ímpar e criativo. Além disso, é uma peça de mobiliário que garante conforto ao usuário.



Eero Arnio – Cadeira Ball


Eero Aarnio estudou no Instituto of Industrial Arts, Helsinque, e formou-se em 1957. Estabeleceu o seu próprio atelier de design em 1962 na Finlândia, trabalhando inicialmente como designer industrial e de interiores, além de também ter sido um ativo fotógrafo e designer gráfico.

A cadeira Ball, sua mais conhecida peça, criada em 1962, foi a princípio projetada para a própria residência do autor, como uma poltrona acolhedora e protagonista no espaço onde seria aplicada.

Feita de fibra de vidro e estofado em lã, a Ball Chair é disponível em variado sistema de cores e tons. Seu projeto considerado um dos mais notáveis do design de móveis do século XX.

Ela mantém seu visual futurista há quase 50 anos sem perder a modernidade.



Oscar Niemeyer – Chaise cadeira de balanço


Oscar Niemeyer, o famoso arquiteto brasileiro, carioca nascido em 1907, foi responsável por desenvolver a arquitetura moderna com traços tão peculiares que seus prédios são reconhecidos mesmo por aqueles que não são da área do design.

Ele que levou o modernismo brasileiro para as principais capitais do mundo.

Niemeyer também projetou peças de mobiliário na década de 1970, levando à madeira as curvas que aplicava no concreto.

Uma das peças ícone do arquiteto, de 1977, é a Chaise nomeada como Cadeira de Balanço.

“É interessante assinalar como a técnica da madeira prensada nos aproxima da arquitetura: a mesma possibilidade de novas formas, o mesmo empenho em reduzir a seção e simplificar o sistema construtivo”. Oscar Niemeyer

A cadeira de balanço faz parte da linha de mobiliário, que teve cerca de dez peças, desenhadas pelo arquiteto e produzidas em parceria com a filha, Anna Maria Niemeyer. Na peça, os apoios são reduzidos, justamente para valorizar as curvas, que é o traço característico do arquiteto, e torna-se ainda mais leve pelo uso da palhinha.


Estes móveis famosos são ícones do design e peças presentes nos mais variados projetos, seja corporativo ou residencial, público ou privado.


Qual delas você vai incluir no seu próximo projeto?




Fontes:



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page