Vamos falar dos principais designers brasileiros que estão conquistando seu espaço no cenário mundial.
O Brasil conta com gerações de incríveis artistas, a criatividade, a diversificação de matérias-primas e a preocupação com o meio ambiente fazem com que nossos designers se destaquem em meio a tantos nomes de talento. Não é à toa que o mercado internacional olha com cada vez mais atenção às criações feitas aqui.
Muitas vezes, acabamos nos perguntando quem criou este ou aquele móvel que tanto nos chama atenção e não há quem não admire.
Então vamos conhecer os queridinhos do momento? Poderíamos citar aqui alguns nomes, mas hoje vamos contar um pouco da história dos dois designers mais reconhecidos e suas principais criações.
Inspire-se na criatividade desses talentosos jovens e use o melhor do design brasileiro para decorar seus ambientes com mais estilo.
Jader Almeida
Jader Almeida, arquiteto catarinense, nasceu em 1981, começou a trabalhar com móveis aos 16 anos, desenvolve produtos exclusivamente para a indústria desde 2004, tendo como principal parceira a marca Sollos.
“Para mim, o design e a indústria são indissociáveis.” Jader Almeida.
Além da sinergia entre indústria e design, ele se destaca pelo equilíbrio entre a racionalidade e a criatividade. Com geometria simples e estética atemporal, desenho elegante e muita qualidade nos acabamentos, suas peças são premiadas em concursos nacionais e internacionais de design, como o IF Design Awards, Good Design Awards, Red Dot e o Prêmio Museu da Casa Brasileira, só confirmam o sucesso desse designer.
Zanini de Zanine
Zanini de Zanine nasceu no Rio de Janeiro em 1978 e cresceu vendo o pai, grande arquiteto e designer brasileiro, José Zanine Caldas, trabalhar. Estagiou com Sergio Rodrigues, quanto produziu seu primeiro móvel. Em 2002 graduou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio.
A partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição.
A partir de 2005, começou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini criou em 2011 o Studio Zanini.
Dividindo-se entre a produção industrial e as peças colecionáveis, Zanini construiu uma carreira que, de 2003 até aqui, explorou diferentes materiais, processos e fabricantes.
Hoje tem parceria com inúmeras marcas, inclusive internacionais (Tolix, Capellini, Poltrona Frau, Slamp e Espasso), além de administrar a própria. Recebeu os mais importantes prêmios de design do Brasil e fora pelos móveis que criou e expôs nos principais eventos nacionais e internacionais da área.
Quem não gostaria de ter em seu projeto alguma dessas peças assinada por esses designers tão prestigiados?
Comments