Designers famosos e suas principais criações! Parte 1

Montamos uma série especial para ajudar consultores, vendedores e projetistas de móveis planejados a enriquecerem seus projetos.

Vamos mostrar aqui os designers famosos e suas criações desde a década de XX até a atualidade. Peças consagradas que são o sonho de consumo de muitas pessoas e os móveis assinados que estão arrasando hoje em dia.

Inspire-se e inclua essas peças em seus projetos para surpreender e encantar ainda mais seus clientes.

Vem com a gente! Vamos começar pelos profissionais incríveis que desenvolveram móveis que viraram ícones, fazendo parte da história do Design mundial!

Quem foram os designers influentes e criadores de móveis com design arrojado, que ultrapassaram décadas e continuam tendência até hoje, fazendo muitas pessoas morrerem de amores pelas peças.

Vamos conhecer um pouco a história de alguns desses ‘’Clássicos do Design’’!





Marcel Breuer – Cadeira Wassily

Arquiteto e designer húngaro-americano, Marcel Breuer, foi inventor das cadeiras de estrutura metálica, com aço tubular e também um dos principais professores da Bauhaus.

Umas de suas criações que ganhou o mundo, foi a cadeira Wassily, criado em 1925, inicialmente chamada de Modelo B3.



O visual da cadeira, na década de 20 foi inovador e inconfundível. O designer se inspirou no guidão da bicicleta, criando-a em tubos de aço que pela primeira vez não tinham solda. Os primeiros modelos tinham o acento e o encosto em lona nas cores preta e branca. Mais tarde, o designer substitui a lona por couro preto tornando o produto ainda mais luxuoso.

Dizem que essa cadeira havia sido projetada para o pintor Wassily Kandisky. Verdade ou não, o fato é que o pintor acabou admirando a cadeira pronta e pediu algumas cópias para o seu ateliê, acabando por renomear a Modelo B3 como cadeira Wassily.




Mies Van der Rohe – Poltrona Barcelona


Nascido na Alemanha em 1886, Mies Van der Rohe marcou e influenciou o século 20 e a arquitetura moderna, foi professor e diretor da Escola de design e arquitetura Bauhaus.

Com características formais e estéticas modernas, Mies ofereceu uma nova essência e muita inspiração ao mundo arquitetônico.

Embora suas peças de mobiliário se caracterizem por uma proposital simplicidade ao se tratar da matéria prima, são reconhecidas pela sofisticação e design cosmopolita.

Frases como “menos é mais” e “Deus está nos detalhes” foram expressões marcantes de Mies van der Rohe.

A poltrona Barcelona foi criada para a Exposição Mundial de Barcelona, em 1929. Mies van der Rohe não só projetou o Pavilhão Alemão, como também a mobília do espaço.

Essa poltrona era luxuosa e elegantemente moderna, combinando cromo refletivo com couro. Baixa, larga e ligeiramente inclinada, a poltrona conseguia sugerir, ao mesmo tempo, conforto e formalidade.


Harry Bertoia – Cadeira Bertoia


Harry Bertoia foi um designer ítalo-americano, responsável por influenciar profundamente a história do design, atuou como designer de joias, artista gráfico, arquiteto e escultor.


Seu trabalho ficou conhecido mundialmente e até hoje é referência por mesclar malhas de metais na construção de móveis extremamente confortáveis.


Bertoia conseguiu criar formas não só inusitadas, mas criou peças orgânicas usando metais. A principal característica do mobiliário criado por ele é o profundo estudo da ergonomia, produzindo peças não só bonitas e modernas, mas, também confortáveis e adaptáveis ao corpo humano.

A cadeira Bertoia, de 1952, uma das suas principais criações tem formato de cesta e se adapta perfeitamente ao corpo, o que era o objetivo do designer. Mas ele também valorizava a funcionalidade, o jogo de formas, espaço e a flexibilidade do metal. A cadeira Bertoia, diferenciada e ergonômica, também deu origem às banquetas Bertoia. A estrutura era a mesma com o diferencial de que os seus pés são mais altos. Para um maior conforto, o assento é feio de couro e pode ser encontrada em cores variadas.




Charles e Ray Eames – Conjunto Lounge

Charles e Ray Eames foram um casal de designers norte americano que marcaram o mundo do design no século XX, elaborando peças ousadas, contemporâneas, minimalistas, lindas e elegantes!

Uma de suas mais famosa criação foi o conjunto Lounge, que em 1956 ganhou o mundo, chamando a atenção pela mistura de madeira, alumínio e couro.

O conjunto de poltrona e puff, pelo seu conforto e sofisticação, alcançou seu lugar no MOMA (Museu de Arte Moderna de Ny), sendo consagrado como uma verdadeira obra de arte!




Eero Saarinen – Cadeira Tulipa


Eero Saarinen foi o responsável por introduzir no cenário americano de móveis formas mais orgânicas, curvilíneas e suaves, que remetem à natureza.


No uso de matérias-primas, o arquiteto e designer inovou inserindo o plástico. Ele criou as cadeiras mais emblemáticas do design contemporâneo, batizadas de cadeiras Tulipa, com característico pé inspirado no reino vegetal.


‘’Temos cadeiras com quatro pernas, com três e com duas, mas ninguém fez com uma só perna, então nós faremos’’

Eero Saarinen


O designer finlandês precisou de cinco anos para chegar ao desenho com pé único desta peça, lançada em 1957. O designer afirmou que estava disposto a acabar com a “bagunça” de pés embaixo das cadeiras.

O resultado foi uma cadeira de fibra de vidro que gira sobre uma haste de alumínio que se alarga na base, e esta, por sua vez, distribui uniformemente o peso no solo.




Arne Jacobsen – Poltrona Egg


Nascido em Copenhague em 1902, o Arquiteto e Designer dinamarquês Arne Jacobsen foi pedreiro antes de estudar arquitetura e até hoje é lembrado como um dos mais importantes arquitetos da história. Atuou com sucesso nas áreas de decoração, projetista de móveis e produtos. Ele é principalmente conhecido pela criação de suas cadeiras.


Jacobsen foi um dos primeiros designers e arquitetos a introduzir o Modernismo em seu trabalho. Projetou todo o mobiliário e o interior do Royal Hotel em Copenhague, um dos mais famosos hotéis da Dinamarca. Com mais de 50 anos desde sua criação, a poltrona Egg é um dos clássicos do design mobiliário.



A poltrona foi exclusivamente projetada em 1958 para o lobby do Royal Hotel. Parte do sucesso da poltrona se deu pelo reconhecimento de que Jacobsen conseguiu compor arquitetura e mobiliário de uma forma única. As curvas da poltrona promoveram um grande e elegante contraste com as linhas retas horizontais do prédio do Hotel.


A Poltrona Egg recebeu esse nome, pelo seu recorte volumétrico e orgânico, que muito parece com um ovo e, graças ao seu formato, é muito confortável, aconchegante e garante privacidade ao seu usuário.




Verner Panton – Cadeira Panton


Verner Panton arquiteto e designer dinamarquês, considerado um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século XX.

Foi Panton quem começou a revolução “pop” no mobiliário “cool” da época: trabalhou com plástico, poliuretano, espuma, sempre em cores vibrantes.

Queria quebrar a rigidez do ferro e dar “humor às formas das coisas”.


Percursor do chamado estilo futurista dos anos 1960, o arquiteto, designer e artista pop criou a primeira cadeira de plástico moldada em um só corpo, de forma contínua. A peça ousada, batizada com seu nome, dispensa os quatro pés e é resultado de muita pesquisa em busca de tornar os objetos mais leves. Panton atuou com design de interior, têxtil e iluminação.

cadeira Panton é versátilleve e confortável, e muda de papel conforme a necessidade do momento: passa e cadeira à mesa e vai até onde a imaginação de cada um alcançar. É feito com um bloco único de polietileno, que se apresenta tal qual uma escultura totalmente limpa, em cores marcantes. Com formato em “S” e design atemporal, a Panton continua sendo uma peça antológica e cheia de charme.



Sergio Rodrigues – Poltrona Mole


Sérgio Rodrigues, precursor do design brasileiro, fez história. Quando os móveis eram de linhas retas e muito precisas, o arquiteto e designer quis arredondá-las. Valorizava a cultura brasileira.

Sua obra mais famosa, a icônica poltrona Mole, criada em 1957, é hoje considerada um dos 30 assentos mais importantes do mundo. Ela faz parte da coleção permanente do MoMA – Museu de Arte Moderna –, de Nova York.



A Mole é uma das peças mais emblemáticas do mobiliário moderno brasileiro. É composta de uma estrutura de madeira com tiras de couro ajustáveis ​​que dão suporte às almofadas de couro. Com um visual confortável, a peça recebeu o primeiro prêmio na IV Bienal Mobiliário na Itália, projetando o design brasileiro no cenário internacional.


Conhecer os clássicos é sempre uma forma de entender que o que é bom sobrevive a modismos e ao período em que foi criado; aqui temos um fato mais do que comprovado: um bom design é capaz de atravessar gerações!!!


E ai, qual dessas peças é o seu sonho de consumo?



Fontes:

https://www.vivadecora.com.br/

http://www.linearquitetura.com.br/

http://www.essenciamoveis.com.br/

https://designinnova.blogspot.com/

https://casaclaudia.abril.com.br/

https://casavogue.globo.com/



#design #cadeirasfamosas #moveis #moveisplanejados #planejados #lojistadeplanejados #arquitetura #arch #design #designdeinteriores #interiores #dicasdevendas #dicas #vendas #projetos #projetosdeplanejados #projetodesign #sopha #homedecor #marcenaria #sophaplanejados #sophaway

1 comentário

Quer saber mais sobre nosso APP?

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

SOPHA SOLUÇÕES E TECNOLOGIA PARA INTERNET LTDA

Rua Belmiro Braga, 146 - Vila Madalena - São Paulo - SP | CEP: 05432-020